O que fazer quando for procurar o seu imóvel ideal
Tenha um objetivo claro
Ao pesquisar por um novo imóvel ,tenha foco, seja realista e saiba do que você realmente precisa. O nosso site possui muitas ofertas de imóveis e é um grande aliado nesta etapa inicial. Não se preocupe em encontrar o imóvel perfeito nas primeiras buscas. Marque os imóveis que lhe despertem interesse e monte a sua lista de opções.
Na sequência, faça uma revisão desta lista, corte aqueles que você sentir que realmente não deseja, mas mantenha várias opções. Lembre-se que estamos no início da busca, não se preocupe em acertar em cheio!
O bacana desta atividade é que, ao fazer a análise destes primeiros anúncios, você poderá definir melhor o seu objetivo com base em sua expectativa de investimento.
Tenha um planejamento
Não tenho pressa, avalie sua situação financeira. Veja o quanto você tem disponível para uma possível entrada e quanto você pode comprometer mensalmente com o pagamento de parcelas.
Para o comprador que pensa em como juntar dinheiro para comprar um imóvel e optou pelo financiamento, uma boa ideia é reservar pelo menos 30% da renda mensal no período em que estiver guardando o montante para a entrada.
Assim, fica mais fácil adaptar o estilo de vida a esta situação e, quando chegar o momento de pagar as parcelas, não será necessário fazer uma mudança radical nas finanças.
Na hora de pensar em como juntar dinheiro para comprar um imóvel, um fator que normalmente é esquecido por aqueles que pretendem comprar a casa própria é a avaliação de preços relacionados à região onde o imóvel está localizado, o que pode fazer total diferença no orçamento.
Isso porque o custo de vida costuma variar entre um bairro e outro. Os preços praticados no comércio de cada região e gastos com transporte, por exemplo, costumam variar de maneira significativa e devem ser considerados.
Observe os detalhes
Fique de olho em tudo. Verifique toda a parte hidráulica, como torneiras, chuveiros, descargas e registro e veja se não há infiltrações ou vazamentos no apartamento que você tem interesse. Isso inclui abrir todas as torneiras, o chuveiro e acionar a descarga.
Observe o estado de conservação da rede elétrica e leve também uma lâmpada e o carregador do seu celular para testar todas as luzes e tomadas do apartamento. Um item que muitas vezes é esquecido, mas que também deve ser testado é a campainha.
Pesquise as proximidades ao imóvel que você está interessado. Observe o entorno de onde o imóvel está localizado e veja se você vai poder contar com comércios, transporte público, áreas de lazer e diversos serviços disponíveis para o seu dia a dia.
Percorrer as ruas próximas ao imóvel e fazer perguntas aos moradores sobre o bairro são ótimas alternativas para descobrir se você terá uma boa infraestrutura e acessibilidade morando lá.
Saiba da documentação
Os documentos pessoais do comprador, pessoa física, incluem: cópia do RG, do CPF, do comprovante de residência, do comprovante de renda, da carteira de trabalho, extrato do FGTS, se for necessário usá-lo na operação , imposto de renda e do comprovante de estado civil.
A comprovação do estado civil é de grande relevância, uma vez que pode gerar consequências distintas, dependendo da situação. Portanto, para cada caso são exigidos documentos diferentes do comprador, conforme mostramos a seguir:
solteiros: cópia da certidão de nascimento;
casado: certidão de casamento;
separado ou divorciado: cópia da certidão de casamento com averbação ou termos de audiência.